setembro 15, 2011

COLUNA RODOLFO VALVERDE: A NOVA TEMPORADA DO BOLSHOI

O Bolshoi é uma das mais importantes cias. de balé do mundo que, seguindo a tendência atual inaugurada pelo Metropolitan Opera New York em 2006, integrou-se ao grupo dos grandes teatros que vem transmitindo produções significativas de suas temporadas, para cinemas ao redor do mundo, em high-definition.

O Teatro Bolshoi de Moscou foi construído em 1824 para sediar as cias. imperiais de ópera e balé, fundadas em 1776 pelo príncipe Pedro Urusov. O nome, que significa "grande" em russo, foi usado para diferenciar o teatro de grandes proporções, destinado às apresentações de ópera e balé, do teatro Maly (pequeno, em russo), voltado para peças teatrais. No século XIX, havia um teatro Bolshoi nas duas principais cidades russas, Moscou e São Petersburgo (nesta, foi demolido em 1886, passando a primazia ao Teatro Mariinsky, mais conhecido pelo nome soviético de Kirov).

Depois de um período inicial de cerca de quinze anos apresentando somente obras russas, o Bolshoi se abriu a composições de outras nacionalidades. A sua importância reside não só na excelência artística de seus corpos estáveis, mas também em seu valor histórico e cultural, palco de estreia de numerosas óperas e balés de relevo internacional, assim como obras seminais da cultura russa.

Dentre as reformas pelas quais passou, incluindo várias restaurações após incêndios e guerras, a mais profunda está para terminar neste outubro, depois de seis anos, pretendendo restaurar ao Bolshoi toda a glória e capacidade originais, perdidas durante o período soviético, além de incentivar o patrocínio privado (é importante lembrar que o subsídio estatal ainda é o principal suporte financeiro do teatro).


A escola de balé do Bolshoi é de extraordinária solidez e perfeição técnica, formando uma das melhores companhias do mundo, ao lado do também russo Kirov , assim como dos balés da Ópera de Paris ou da Royal Opera House, apenas para citar alguns.É um privilégio saber que a única escola do Bolshoi fora da Rússia se encontra no Brasil, em Joinville (SC).

Um prestigioso teatro de repertório, o Bolshoi nos oferecerá, em 2011-12, a sua temporada mais rica em transmissões em HD, começando em 9 de outubro com o balé Esmeralda, inspirado na novela de Victor Hugo, Notre Dame de Paris, com coreografia original (1844) de Marius Petipa e música de Cesare Pugni.

Seguem duas grandes obras intimamente associadas ao teatro. Em 20 de novembro, a MOBZ transmite A Bela Adormecida, com música de Tchaikovsky e coreografia de Petipa e, em 18 de dezembro, o indefectível presente natalino O Quebra-Nozes, da mesma dupla genial, Tchaikovsky-Petipa, um dos pilares principais do balé clássico.

Sugestões, dúvidas ou comentários, escreva para rodolfo.valverde@mobz.com.br

Nenhum comentário: