outubro 07, 2011

COLUNA RODOLFO VALVERDE: A Trajetória do Ballet ESMERALDA


A nova produção do Teatro Bolshoi para o balé La Esmeralda teve sua estreia em 2009, com coreografia de Yuri Burlaka (diretor artístico do corpo de baile) e Vasily Medvedev baseada na versão histórica de Marius Petipa (1818-1910).


Entretanto, foi o bailarino e coreógrafo francês Jules Perrot (1810-1892) que, inspirado na novela de Victor Hugo, Notre Dame de Paris, elaborou a primeira versão coreográfica de La Esmeralda, sobre música do compositor italiano Cesare Pugni (1802-1870).


A estreia aconteceu em 9 de março de 1844, em Londres, no Her Majesty’s Theatre. A ballerina Carlotta Grisi deu vida à primeira Esmeralda, tendo como seus parceiros bailarinos do porte de Arthur Saint-Leon (também coreógrafo), como Phoebus, Antoine Louis Coulon, como Quasimodo, e o próprio Perrot, como Gringoire.


Na Rússia, a primeira récita se deu em São Petersburgo, no Teatro Imperial Bolshoi Kamenny, em janeiro de 1849 (nessa época não havia ainda o Mariinsky).A versão do francês Marius Petipa estreou em dezembro de 1886, já no Teatro Imperial Mariinsky de São Petersburgo, com revisões e acréscimos musicais de Riccardo Drigo (1846-1930), especialmente o célebre pas de six.


O balé, de longa duração, é raramente apresentado na íntegra, com exceção da Rússia (embora tenha subido ao palco do Bolshoi, pela última vez, em 1934) e países do leste europeu. Nos Estados Unidos, a première da versão integral somente se deu em 2004, em New Jersey, embora alguns dos excertos principais sejam habitualmente dançados pelas principais companhias de balé ao redor do mundo.


Destes fragmentos, destaca-se o pas de deux de Diane e Actéon, que não é da coreografia original de Perrot, mas de Petipa. O curioso é que a inserção deste número aconteceu somente em 1932, na versão de Agrippina Vaganova para o Kirov de São Petersburgo . O pas de deux foi adaptado de uma coreografia de Petipa concebida em 1903 para a reapresentação de seu balé Tsar Kandavl (O Rei Candaules).


Cesare Pugni foi o mais prolífico compositor de música para balé da história, contabilizando mais de 100 partituras originais, sem contar os inúmeros acréscimos e revisões para balés de outros autores. Dentre suas obras, destacam-se, além de La Esmeralda, A Filha do Faraó, Ondine e o já citado Rei Candaules.


Que tal ver um pouco da preparação desta nova produção do Bolshoi e ouvir os comentários dos coreógrafos?

New production of "Esmeralda" for the Bolshoi Ballet from DANCECHANNELTV on Vimeo.

Comentários, perguntas ou sugestões, envie e-mail para rodolfo.valverde@mobz.com.br

Nenhum comentário: