novembro 11, 2011

ESTREIA - REIDY - A CONSTRUÇÃO DA UTOPIA é documentário revelador e delicado

REIDY – A CONSTRUÇÃO DA UTOPIA, que estreia hoje nos cinemas é daqueles filmes que revelam, descobrem ou redescobrem nossa história, e nos encanta. O delicado (e excelente) documentário de Ana Maria Magalhães, sobre o arquiteto e urbanista Affonso Eduardo Reidy (1909-1964) é assim.

Convivi REIDY minha vida inteira, sem sequer nunca tê-lo visto. É de sua prancheta o Museu de Arte Moderna do Rio, onde fica um dos lugares que mais frequentei na minha vida, a Cinemateca do MAM, ali no Aterro e o Parque do Flamengo, que também levam sua assinatura.

Poucos o conhecem, mas todos nós o conhecemos por sua obra. Agora com o doc da Ana Maria, o temos revelado por inteiro.

Alexandre Agabiti Fernandez escreveu hoje na FOLHA:
"Sem recorrer ao didatismo, Ana Maria Magalhães oferece uma visão panorâmica das ideias de Reidy, alinhavando imagens de suas obras e projetos, depoimentos de colegas como Lucio Costa (1902-1998), Paulo Mendes da Rocha, além de textos do próprio arquiteto. Sua arquitetura convoca arte, ciência e técnica para produzir uma beleza que valoriza contato com a natureza, bem-estar e significado público, cheia de implicações éticas e políticas".

Aqui o link com mais informações sobre o filme: www.anamariamagalhaes.com.br

TRAILER:



Saravá! Aleluia! AXÉ!

MAM (diretor da MOBZ)

Um comentário:

Germana Lucia disse...

Vale a pena conferir, em tela grande, o filme de Ana Maria Magalhães. A câmera de Dib Lutfi, em tomadas aéreas e percorrendo o espaço interior das obras de Reidy, proporciona ao espectador novos ângulos de visão, uma viagem estética.